O Café Através Dos Tempos

< Voltar para Nossos textos e dicas
 

No decorrer dos anos, muito se ouviu falar que a origem do café se deu na África, mais precisamente na Etiópia, e que os europeus foram os responsáveis em propagar seu consumo pelo mundo.

Café pelos tempos
Mas você sabe como foi descoberto o seu consumo de fato?
Bom, de acordo com a Lenda de Kaldi, registrada em manuscritos do Iêmen no ano 575 d.C. o pastor Kaldi, observando suas cabras, notou uma mudança em seu comportamento quando comiam os frutos de cor amarelo avermelhada dos arbustos que ali haviam.
Segundo ele, as cabras ficavam mais alegres e cheias de energia após seu consumo. Não se sabe se é lenda ou não, mas registros históricos apontam essa época como reconhecimento nas diferentes formas de consumo do café.
Os etíopes, por exemplo, consumiam os frutos in natura ou misturadas em banha nas suas refeições, suas folhas eram mastigadas ou utilizadas como chá, os monges, por exemplo, deram início a sua ingestão por notarem que o seu consumo os deixava mais atentos, dessa forma conseguiam fazer suas vigílias.
Da Etiópia foi levado para a Arábia. Os árabes foram os primeiros a dominar a arte do cultivo do café, para eles o café era uma planta “milagrosa” e tinha uma grande importância social, já que usavam o café de forma medicinal para a cura de diversos males da época.
O processo de torra do café, foi um avanço na sua história, e muito importante para sua disseminação pelo mundo. Foi só em meados do Século XIV que a bebida ganhou o gosto e a forma que conhecemos hoje.
Com sabor agradável, por ser estimulante e de fácil aceitação, o café se transformou em um produto de grande valor comercial, permitindo assim a interferência de diferentes culturas, tanto nas técnicas de plantio quanto nas formas de consumo.
Em sua longa trajetória o café foi levado para o Egito no Século XVI e depois para a Turquia. Na Europa no Século XVII foi levado para Itália e Inglaterra, e não tardou para ser consumido em outros países como França, Alemanha, Suíça, Dinamarca e Holanda, chegando enfim nas Américas e nos Estados Unidos, que atualmente é o maior consumidor e importador mundial de café.
Como foi sua chegada ao Brasil?
A gloriosa chegada do café ao Brasil, se deu através das sementes cultivadas no pomar da residência do Governador de Caiena na Guiana Francesa, que conseguiu de um francês chamado (Morgues).
A partir desse plantio o sargento Francisco de Mello Palheta, trouxe para a cidade de Belém (Pará) em 1.727 algumas sementes e mudas bem pequenas.
Em Belém, porém, não foi muito disseminado. Nos anos que se seguiram foram levadas sementes para o Maranhão, chegou à Bahia em 1.770.
Em 1.774 o desembargador João Alberto Castelo Branco trouxe do Maranhão para o Rio de Janeiro algumas sementes, que foram plantadas na chácara do convento dos Frades Barbadinos, se espalhando assim para a Serra do Mar, chegando ao Vale do Paraíba em meados de 1.820. Se propagando de São Paulo para Minas, Espírito Santo e Paraná.
Conclusão
Duvido que você não ficou com vontade de tomar um cafezinho apreciando essa história, ou agora enquanto ela ainda permeia seus pensamentos.
É bem verdade que atualmente é difícil ficar longe de um bom cafezinho, seja enquanto se escreve, lê, ou simplesmente desacelera para contemplar o dia, a paisagem ou jogar conversa fora com um amigo.
Aquele cheirinho de café passado na hora, e o prazer que ele nos traz, com certeza está marcado através do tempo, e vem tecendo histórias a sua volta.
Por Michelle Mendes
Fontes: www.clubecafe.net.br/historia-cafe 
http://abic.com.br/cafe-com/historia/ 

< Voltar para Nossos textos e dicas

Pague com
  • Pix
  • proxy-paghiper-v1
Selos

Ateliê VanFil - CNPJ: 26.785.183/0001-91 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade